A nossa historia

A Escola Estadual Ambulatório Padre João Maria funciona em predío cedido pela Arquidiocese de Natal, sob a coordenação das religiosas da congregação S. Vicente de Paulo. Geograficamente situa-se na zona leste de Natal, à rua Zacarias Monteiro, 241, no bairro do Tirol. O barrio atualmente é considerado de classe média alta. Porém, na época da fundação da escola, era popular e periférico. Sua educação encontra-se em rua bastante mivimentada, com fluxo de grande número de linhas de transporte colectivo a todos os bairros, facilitando asim o acceso à escola.
Primera escola de Morro Branco, criada com o nome de Escola Ambulatório Padre João Maria, foi fundada em 01 de março de 1946, por iniciativa da Arquidiocese de Natal no seu propósito de manter em cada bairro da periferia de Natal, uma instituição de promoção e assistência, razão pela qual paralela a escolarização, na escola funcionava o ambulatorio médico-dentario, atendendo duas vezes por semana a crianças. Os servicios eram prestados mediante convênio da escola com a Secretaria de Educação do Estado e do Municipio com a concessão de 13 professoras, e o serviço especializado de saúdade era prestado por voluntários medicos e dentistas.
Em 23 de Julho de 1967, a escola foi incorporada a rede estadual de ensino, através de regime de comodato, com vigência de dez anos. Foi reconhecida pela SECF através do Decreto de Criação n° 13.502/97, portaria n° 304, de 16/12/1976. Seu CNPJ: 0231883/0001-31, registro n° 955, de 8/19/1980. Hoje a escola está organizada com os siguintes niveis: ensino fundamental, oferecendo o primero e o segundo ciclos e Educação de Jovenes e Adultos oferecido no turno noturno a partir de 2005, em virtude de um reordenmento ocorrido na rede estadual de ensino e com o conseqüente fechamento da E. E. José Ivo, absorvendo sua clientela.
A escola proporciona também o funcionamiento da modalidade Educação Infantil através de um convênio com a Secretaria Municipal de Educação, dentro do programa Pré-escola para todos, atendendo a crianças de 4 a 5 anos de idade. No prédio funciona ainda a Casa da Criança de Morro Branco, criada em 1951, com o objetivo de atender a infância desvalida. A institução ocupa parte das instalações da escola, atendendo a crianças de 2 anos e 7 meses a 6 anos de idade, em regime sócio educativo em meio aberto.
